ANSIEDADE
Pensamento acelerado; insônia ou hipersonia; preocupação em excesso; medos irracionais; sintomas físicos, como taquicardia, falta de ar, suor, sensação de desmaio. Estes são apenas alguns dos sintomas presentes no transtorno de ansiedade e que podem culminar em ataques de pânico, algo que vem acometendo mais de 9,3% dos brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em um momento de pandemia mundial, bem como em outras diversas situações, é comum que muitas pessoas tenham a ocorrência de sintomas que já são esperados, sendo a ansiedade um desses sintomas, bem como a raiva, tristeza, sensação de estar fora da realidade, entre outros.
Nesse sentido, a psicoterapia é a melhor opção para ajudar a pessoa que sofre com tais sintomas. Dentro das sessões de psicoterapia, paciente e psicólogo trabalham juntos para entender qual a razão de tais sintomas, em uma busca pela erradicação do que faz o sujeito não se sentir bem e possuir um melhor autoconhecimento.
Existem alguns fatores que podem servir de alerta e confirmar a necessidade de uma pessoa procurar um psicólogo.
A seguir algumas informações sobre alguns transtornos mais comuns e sintomas que acometem as pessoas, e consequentemente, podem ter uma melhora significativa com a ajuda de uma psicólogo.
DEPRESSÃO
Desanimo; insônia; hipersonia; falta de apetite; perda de vontade para realizar as atividades cotidianas, entre outros. Os sintomas citados caracterizam um transtorno que, segundo a OMS, teve crescimento de 18% nos últimos 10 anos, este transtorno é a Depressão.
A depressão é considerada o mal do século e incapacita milhares de pessoas no mundo inteiro. As atribulações e angustias que o indivíduo sofre ao longo da vida, pode resultar nesta situação, e por vezes, a falta de informação não deixa que o sujeito procure ajuda.
A consulta com o psicoterapeuta resultará em uma entrevista inicial, bem como outras sessões, em que será realizado o diagnóstico. Após isso, o tratamento será feito por meio das sessões psicológicas, e caso necessário, também haverá acompanhamento psiquiátrico.
fobias
Fobia se caracteriza por um medo irracional de determinada coisa, ao ponto de pensar que isso lhe causará danos, existem diferentes tipos de fobia: agorafobia, que é o medo incapacitante e paralisante ao ponto de evitar lugares ou situações que sejam causadoras de pânico; fobia social, em que há o medo de situações que envolvam a sociabilidade; fobias relacionadas a animais; entre muitas outras documentadas no Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais (DSM-V).
É importante que o indivíduo acometido por alguma fobia procure um psicólogo para que receba tratamento. Após diagnosticar o transtorno, o psicoterapeuta a partir da sua abordagem escolhida, irá descobrir junto ao paciente qual a causa para o medo de determinada coisa.
AUTO CONTROLE
Muitas vezes acreditamos que possuímos auto controle, e que sabemos agir racionalmente em todas as situações. Entretanto quando algo extremo acontece, determinadas pessoas podem acabar perdendo esse auto controle, tendo ataques de raiva, de tristeza ou não sabendo como reagir.
A psicologia esclarece que o auto controle é obtido através de diversos processos de aprendizagem. Nesse sentido, a pessoa que sente episódios de perca do auto controle, deve procurar ajuda psicológica. O psicoterapeuta irá ajudar o paciente a compreender como funciona o fluxo das suas emoções; compreender como estas emoções surgem e quais destas são gatilhos para o descontrole.
Tudo isso irá ajudar o paciente a obter uma melhora na qualidade de vida em múltiplos aspectos, como em situações pessoais, profissionais, entre outras.
OUTROS TRANSTORNOS
Além destes, existem diversos transtornos que podem obter resolução com a ajuda de um psicólogo, como: transtornos do humor, transtorno de pânico, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), distúrbios alimentares, entre outros. Caso possua algum dos sintomas citados anteriormente, ou qualquer outro que lhe cause inquietação, não hesite em entrar em contato, buscar ajuda psicológica pode ser o primeiro passo para a recuperação do seu bem estar mental.