A seguir você encontra algumas das ações que o psicólogo organizacional pode promover dentro da sua empresa.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Muitas vezes uma empresa irá passar pelo processo de recrutamento e seleção para preencher uma vaga. Esse recrutamento pode ser interno ou externo, ou seja, a vaga pode ser preenchida por um colaborador que já trabalha na empresa, por meio de uma promoção de cargo, ou um recrutamento de um novo colaborador que ainda não trabalha na empresa.
Primeiramente a empresa deve especificar os requisitos necessários para se obter a vaga. Com base nisto, o psicólogo organizacional irá realizar testes psicológicos, dinâmicas de grupo, entrevistas e provas para que possa encontrar a pessoa com as melhores aptidões físicas, psicológicas, curriculares e habilidades para a vaga.
Um detalhe importante é que apenas os psicólogos possuem autorização do Conselho Federal de Psicologia para fazer uso dos testes psicológicos. Tais testes são uma ferramenta indispensável para a melhor seleção, assim não perca a oportunidade de obter a contribuição de um psicólogo nesta situação.
Muitas empresas não possuem um profissional exclusivo para psicólogo de RH, neste caso existe a opção de contratar um profissional terceirizado. Se você, líder empresarial, se encaixa nesta necessidade, não hesite em entrar em contato, aliando meus conhecimentos da psicologia á experiência empresarial, tenho certeza que estarei recrutando e selecionando os melhores colaboradores para a sua empresa.
GESTÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS
O princípio da retenção de talentos é conseguir manter os bons funcionários em sua empresa, evitando que os mesmos saiam ou até mesmo passem a trabalhar junto a concorrência. Um bom líder tem a noção de que a chave para o sucesso da empresa são os colaboradores e seu desenvolvimento.
Entretanto, boas práticas de produtividade ou otimização não são o suficiente. É necessário um profissional que entenda o potencial de cada colaborador, que possua visão ampliada de onde cada colaborador pode crescer mais, que esteja guiando o líder a possuir um melhor relacionamento com seus funcionários.
É neste viés que o trabalho de um psicólogo organizacional é muito importante. O psicólogo possui todas as habilidades para direcionar o líder empresarial, bem como seus colaboradores, entendendo o comportamento humano em uma busca pelo clima positivo entre ambos, disseminando práticas que façam o funcionário se sentir valorizado e motivado a continuar na empresa.
Mediação de conflitos e melhora do clima organizacional
Dentro de um ambiente com muitas pessoas é comum que, por vezes, estejam propensos a conflitos. Pensemos no exemplo:
“Maria faz parte de uma equipe em uma empresa editorial, entretanto, a mesma possui dificuldade em compartilhar suas dificuldades ou até mesmo em dividir o trabalho. Os outros membros da equipe não sabem da sua dificuldade em se abrir, e começam a pensar que ela quer todos os rendimentos atribuídos a si mesma, e acabam criando uma inimizade entre si.”
Neste caso, sem um acompanhamento para mediação de conflitos, os funcionários consequentemente irão produzir menos e ter o clima organizacional prejudicado. Uma boa psicóloga organizacional tem uma percepção apurada dos possíveis pontos de conflito, se torna disponível para que os colaboradores a procurem em caso de instabilidade.
No exemplo acima, a psicóloga organizacional notaria o conflito por si mesma ou no momento que alguns dos funcionários a procurasse por estar insatisfeito, realizaria um trabalho então com a colaboradora Maria para entender qual o motivo de sua dificuldade em compartilhar dificuldades, ajudando-a a lidar com isto.
Assim, um psicólogo torna-se de extrema importância para manter as relações saudáveis e, consequentemente, produtivas dentro da empresa. Propiciando um ambiente satisfatório e positivo para o desenvolvimento.
Saúde mental dos colaboradores
Outro papel importante da psicologia organizacional é o de contribuir com a saúde mental dos colabores, a gestão e retenção de talentos, mediação de conflitos e melhora do clima organizacional já são fundamentais nesse processo.
Embora outras medidas também sejam aliadas, como a prevenção de danos ao avaliar o ambiente empresarial e evitar o adoecimento mental, com políticas de prevenção de estresse, lesão por esforço repetitivo (LER), depressão.
O psicólogo tem a postura de ser um pesquisador/investigador, e procurará a melhor forma de estudar os colaboradores e o que os aflige. Podendo o seu trabalho se estender também até os familiares dos colaboradores, caso estes se encontrem em algum tipo de sofrimento mental, visto que, a saúde dos parentes influencia no indivíduo trabalhador.
TESTE DE PERFIL COMPORTAMENTAL DISC
O DISC é uma ferramenta reconhecida mundialmente e utilizada para avaliação comportamental, sendo grande aliado para a Gestão de Recursos Humanos, pois indica determinadas tendências de comportamentos dos colaboradores frente a situações específicas.
As informações colhidas com o DISC facilitam as ações no que concerne a capacitação, recrutamento, seleção, realização de feedbacks e atividades que promovam o desenvolvimento da equipe com maior eficácia.
Atualmente o teste DISC é realizado por meio de um questionário que determina pontos fortes relacionados ao perfil correspondente, para sua aplicação deve ser utilizado um software aprovado e validado por uma empresa confiável. A utilização de “testes” encontrados na internet, pode gerar um resultado sem confiabilidade. Assim, é necessário que um profissional certificado e com profundo conhecimento desta ferramenta realize a interpretação correta dos resultados, para que haja um real e correto aproveitamento dos resultados obtidos no teste.