Psicologia Organizacional na Prática
- Bianca Bravo
- 23 de ago. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 24 de jun. de 2022

Hoje gostaria de falar um pouco sobre o psicólogo organizacional terceirizado que é um serviço que ofereço e como descobri a importância da psicologia organizacional na prática, antes mesmo de me tornar psicóloga. Vou citar aqui, dois desses pontos de forma simples e sucinta. E citar aspectos de como o psicólogo organizacional pode auxiliar na empresa, aqui darei enfoque ao psicólogo terceirizado. Em um resumo da minha formação para que entenda de onde vem a minha experiência, sou pedagoga, psicóloga, pós graduada em administração de empresas.
Já estive a frente de algumas empresas, e hoje ainda continuo liderando equipes, realizando recrutamento, e toda parte organizacional, porém antes de iniciar essa minha trajetória frente as organizações, já estive nessas organizações como funcionária por anos, e fazendo uma parâmetro com o hoje, posso dizer que compreendo de forma prática ambos os lados: colaborador x empregador. Compreendo como o colaborador vê a organização, o que espera dela, o que influencia em seu rendimento, na sua motivação, dentre outros. Assim como sei o que o empregador espera do seu funcionário, quais são os limites que a burocracia lhe impõe, o que pode ou não ser viável a aplicação na prática, e nessa longa trajetória pude perceber alguns aspectos que falarei a seguir.
O primeiro ponto é sobre a contratação de colaboradores, quando se está à frente de uma empresa é inevitável passar por estes processos por mais de uma vez. Isso demanda muito tempo e gastos, visto que, seguindo o procedimento: realiza-se entrevistas, depois se assina a carteira do escolhido, e o insere no treinamento dentro da equipe na empresa. E no fim, essa pessoa pode não se encaixar dentro da sua organização por diferentes motivos, ela mesma pode pedir a demissão ou você percebe que existe a necessidade de reincidir o contrato de experiência. Quando o processo acaba como dito anteriormente, resultam apenas em pontos negativos, tanto pelo tempo e investimento, quanto a questão de inserir na sua empresa uma pessoa “estranha” que não irá se manter ali. No caso de grandes corporações, a maioria tem a possibilidade de comportar um psicólogo organizacional, o que é o cenário ideal, um profissional específico que é capacitado a traçar o perfil, aplicar testes e encontrar um candidato com maior possibilidade de atender as expectativas do cargo pretendido, e posteriormente caso ache alguma questão, o psicólogo pode lidar melhor com tais processos.
O segundo ponto, é que o pequeno e médio empresário (com ênfase para o pequeno empresário), muitas vezes não tem demanda o suficiente para contratar um psicólogo organizacional, necessitando usar uma estratégia para aplicar seus gastos. Neste caso, o dono da empresa acaba lidando com este processo sozinho, algo exaustivo, e por vezes, pode deixar que questões emocionais ou pessoais se envolvam no meio destas decisões empresariais, principalmente no caso de empresas cujo sócios possuam algum tipo de vínculo familiar.
Esses casos são apenas dois exemplos que quero citar, em que se torna válida a possibilidade de um profissional terceirizado em que os gastos seriam significativamente menores, e poderia atender as demandas esporádicas que esta empresa tiver, como no exemplo é o caso do processo de contratação, mas que claro se aplica a qualquer outro processo que envolva a psicologia organizacional.
Outra questão que pude observar ao longo dos anos, é que dentro da empresa o clima organizacional pode ser afetado por questões pessoais. Determinado colaborador pode estar passando por alguma situação que o deixe incomodado durante o horário de trabalho, ou até mesmo um familiar do colaborador esteja incomodado com algo e, consequentemente, o funcionário da empresa se sinta mal pelo familiar. Em ambos os casos o clima organizacional pode ser afetado, bem como a produção em si pode ter uma queda.
É por isso, que é significativamente proveitoso que um psicólogo organizacional, mesmo que terceirizado, tenha conhecimento sobre toda a empresa, estando sempre ciente do clima que a envolve nas mais diversas situações. Como o caso de recrutamento e seleção, ou até mesmo estar disponível para atender o encaminhamento por parte da empresa de funcionários ou seus familiares, que necessitem de um acompanhamento psicológico, é interessante a busca por solucionar demandas que interfiram na vida desse funcionário.
Sendo este acompanhamento algo de interesse do líder empresarial e do colaborador em si, o primeiro porque pode ajudar seu funcionário levando em consideração um atendimento psicológico, que é visto como um benefício para o mesmo, um diferencial que a empresa oferece e afeta na visão do funcionário perante a empresa, e para o colaborador que pode usufruir de um benefício mais viável financeiramente ajudando a recuperar a saúde mental, auto estima, qualidade de vida e consequentemente a produção do funcionário, integrando novamente o mesmo ao clima da organização.
Em cima dessas ponderações ao longo dos meus anos de experiência empresarial, ressalto a importância da presença de um psicólogo organizacional, não só para esses aspectos como inúmeros outros, e ressalto a importância de ser um psicólogo que tenha experiência e prática nas organizações, para que a eficácia do trabalho seja mais precisa. E no caso do serviço terceirizado, o qual eu disponho deste, é necessário que o mesmo psicólogo seja solicitado em todas as demandas da empresa, para a ocorrência de resultados mais positivos, pois é necessário que o psicólogo mesmo que terceirizado, esteja inserido na organização, para que construa um vínculo de confiança com os colaboradores, conheça e faça parte do clima organizacional, e esteja familiarizado de forma prática da missão e visão daquela determinada empresa.
Vejo que não há eficácia em contratar um profissional diferente a cada demanda, isso reduziria drasticamente os resultados alcançados. E por isso, forneço serviço de psicologia organizacional, levando em consideração não só os pontos citados aqui, como muitos outro que visam colaborar tanto com o empresário quanto com o colaborador.
Eu sou Bianca Bravo, psicóloga em Petrópolis, realizo psicoterapia online e presencial em meu consultório de psicologia que fica localizado no centro da cidade de Petrópolis. Terapia para adolescentes e adultos.
Conheça também sobre o serviço autônomo que disponibilizo para pequenas e médias empresas que tem o objetivo disponibilizar ações, assim como, e atendimento psicológico para seus colaboradores.
Opmerkingen