top of page

Burnout: por que e como ficar atento?

Foto do escritor: Bianca BravoBianca Bravo

As discussões acerca da Síndrome de Burnout evoluem desde os anos 1970, sendo conhecida também como síndrome do esgotamento profissional e pode ser descrita como um distúrbio psíquico com estresse crônico, recentemente reconhecido como uma doença ocupacional, ou seja, associada ao ambiente de trabalho. Esse reconhecimento é de grande valia, pois as empresas são responsabilizadas e por lei devem dar todo o apoio necessário para recuperação da pessoa que sofre desta síndrome.


Pesquisas indicam que mulheres, bombeiros, profissionais da educação, da área da saúde, assistência social e recursos humanos têm maior propensão para desenvolver este transtorno. Caracteriza-se pelo agravado estado de tensão emocional, sensação de esgotamento psicológico e físico, resultando em faltas ao trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas e incontroláveis de humor, dificuldade de concentração, perda de memória, ansiedade, depressão, baixa autoestima, entre outros.


Sintomas como dores de cabeça, cansaço, sudorese, taquicardia, pressão alta, dores musculares, perda de apetite, distúrbios gastrointestinais, apatia a tudo relacionado ao trabalho, também estão presentes em pessoas acometidas pela síndrome de Burnout.


O Burnout pode ser silencioso e a pessoa em si percebe que precisa de ajuda somente após já se encontrar em elevado estado de estresse. Por isso, alguns sinais de alerta que indicam a necessidade de buscar ajuda, são quando mesmo ao chegar em casa não consegue descansar, não se sente recuperado após uma noite de sono, a fadiga de quando saiu do trabalho e retorna no outro dia permanece; nunca se sentir realizado em suas atividades trabalhistas; começar a ter problemas também em sua vida pessoal, se afastando de amigos e familiares; insônia; sentimentos de incompetência.


Reconhecendo esses sintomas é necessário buscar uma avaliação profissional, é indicado procurar ajuda com um psiquiatra para um correto diagnóstico e também acompanhamento com psicólogo, para que através da psicoterapia consiga retomar suas atividades cotidianas o mais rápido possível. O Burnout quanto mais cedo for reconhecido, menor serão as consequências para o indivíduo e mais rápido este poderá retomar a sua vida com qualidade.


Eu sou Bianca Bravo, psicóloga em Petrópolis, realizo psicoterapia online e presencial em meu consultório de psicologia que fica localizado no centro da cidade de Petrópolis. Terapia para adolescentes e adultos, entre em contato para saber mais.




Comments


bottom of page