top of page

Ansiedade e Depressão em Tempos de Pandemia

Foto do escritor: Bianca BravoBianca Bravo

No ano de 2020 o mundo passa pelo ápice de uma pandemia. É claro que o mundo já passou por outros períodos de crise pandêmica, entretanto até alguns anos atrás não se existia a mesma facilidade de locomoção que existe hoje, o que causa uma maior transmissão do vírus COVID-19.


Acontece que com a preocupação estando voltada para a enfermidade física, muitos se esquecem das consequências que o período traz para a mente das pessoas, como é tratado na reportagem da Revista Veja “A epidemia oculta: saúde mental na era do COVID-19”.


Como o tempo para a criação de uma vacina costuma ser longo, a principal medida para diminuir as proporções da pandemia é o isolamento social. Empresas e estabelecimentos passam a trabalhar com número reduzido de funcionários, encaminhando pessoal para receber o salário mesmo que fiquem em casa; trabalhadores passam a adotar o home office; e outros não podem seguir nenhuma das alternativas, e são obrigados a continuar trabalhando, visto que, o local em que trabalham segue funcionando normalmente e as contas não irão simplesmente parar de chegar, para que a pessoa siga o isolamento social à risca.


No caso das pessoas em home office ou que estão recebendo para ficar em casa, ambas perdem contatos sociais, não veem mais seus colegas de trabalho e muitas vezes estão sobrecarregadas trabalhando na função de 2 ou mais funcionários. No caso dos que têm de trabalhar fora, se preocupam constantemente com a exposição, “será que tive contato com uma pessoa contaminada?”, “será que eu já peguei o vírus?”.


O tema de um dos meus artigos foi sobre como a ansiedade e a depressão tem assolado a população e prejudicado na qualidade de vida de todos, obtendo dados alarmantes de como estes transtornos tem aumentado com o passar dos anos. Agora pensemos: se antes tais transtornos já eram preocupantes em tempos normais, em tempos de pandemia, quais serão as consequências que assolarão o psicológico das pessoas?


De acordo com apontamentos da FioCruz, é muito importante realizar um tratamento da população logo na primeira fase de resposta a pandemia, visto que, de um terço a metade da população pode sofrer de algum tipo de manifestação psicopatológica. Além disso, existem uma série de sintomas que já são esperados que a população os apresente, como estar irritado, insônia, se sentir confuso, falta de apetite, estresse.


É por isso que a busca pelo processo de psicoterapia é de extrema importância neste momento. O medo de contaminar a si ou seus parentes, sensação de estar sempre em alerta mesmo ao que antes era uma simples ida ao supermercado, medo do desemprego, medo de morrer ou de que esta situação nunca acabe. São aspectos que podem levar a transtornos graves como a ansiedade que pode causar pensamento acelerado, ataques de pânico, sudorese, entre outros; ou até mesmo uma depressão, causando tristeza profunda, apatia, cansaço extremo.


É o momento de nos solidarizarmos entre si, de derrubar de vez o tabu que existe em cima da procura por ajuda psicológica, e pensar no próprio bem estar. Respeitando o distanciamento social e com autorização do Conselho Federal de Psicologia, procure atendimento psicológico online, caso tenha qualquer um desses desconfortos mentais ou mesmo um que não foi citado, não hesite em procurar um psicoterapeuta, é importante que todos cuidemos de nossa saúde física e não nos esqueçamos da saúde mental, é fundamental que corpo e alma estejam em sintonia de saúde.

Kommentarer


bottom of page